A Lesão por Pressão, segunda a National Pressure Ulcer AdvisoryPnael( NPUAP), organização norte americana dedicada à prevenção e ao tratamento de lesões por pressão, define que: Lesão por Pressão são danos localizados na pele e/ ou tecidos moles, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico.
São conhecidas popularmente por “escaras”, “úlceras de decúbito” dentre outros. Acontecem quando o cliente tem dificuldade ou impossibilidade de movimentar-se. Dessa forma ocorre o aumento da pressão no local, consequentemente ocorre a redução de oxigenação, levando inicialmente a um quadro de vermelhidão permanente e depois inicia-se as feridas que podem ser superficiais e podem atingir até músculos e ossos.
São vários os fatores que podem predispor as lesões por pressão como: imobilidade, edema, incontinência urinária e fecal, traumatismos, cisalhamentos, idade avançada, desnutrição, aumento de pressão local, etc.
A prevenção é a melhor atuação do estomaterapeuta, profissionais e familiares.
O Instituto Micheline Sarquis atua além do tratamento propriamente das lesões, mas também na capacitação de familiares e cuidadores na prevenção de novas lesões, incluindo orientação dietética e posicionamento correto na cama, cadeiras e etc.