(31) 3568-9960(31) 98242-3739

Tratamento de Feridas Crônicas e a Importância da Detecção Precoce

tratamento de feridas cronicas1

Por:angelica
Feridas Crônicas

22

maio 2023

Tratamento de Feridas Crônicas e a Importância da Detecção Precoce

Infelizmente, há muitos casos de pessoas que não dão a importância para o tratamento de feridas crônicas e a detecção precoce e isso pode aumentar o risco de complicações, além de prolongar o processo de cicatrização. As feridas crônicas causam muito desconforto para os pacientes e seus familiares, pois podem levar muito tempo para cicatrizar e podem causar dor intensa e até mesmo incapacidade. Ao longo deste artigo, iremos falar por que a detecção precoce e o tratamento de feridas crônicas são cruciais, os desafios envolvidos no tratamento dessas feridas e as práticas recomendadas para o tratamento eficaz de feridas crônicas. Se você é um estomaterapeuta ou é alguém que sofre com feridas crônicas, este artigo o ajudará você a entender a importância sobre como gerenciar e prevenir feridas crônicas. Vamos ao conhecimento?

O Que São Feridas Crônicas

As feridas crônicas são conhecidas como feridas de difícil  cicatrização. Elas são mais comuns em idosos, pessoas com doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares, e pessoas com mobilidade limitada. As feridas crônicas são frequentemente causadas por lesões, pressão prolongada ou fricção constante, mas também podem ser o resultado de doenças infecciosas ou autoimunes.

Complicações Se Não Tratadas

Não tratar uma ferida crônica pode ter várias complicações como: elas podem chegar a um estado grave e causar infecções que podem afetar o tecido, levando a amputações e até mesmo a sepse, uma infecção generalizada que pode ser fatal. Além disso, feridas crônicas não tratadas podem afetar a qualidade de vida do paciente, causando dor, desconforto, perda de mobilidade e até mesmo depressão. Para os familiares podem trazer tristeza, desânimo e até mesmo falta de paciência para lidar com um assunto tão delicado.

Algumas feridas Crônicas Mais Comuns

Existem vários inúmeros tipos de feridas crônicas, e cada tem um protocolo de tratamento diferente. Dentre as mais comuns podemos listar:

**Lesão por Pressão**: Antigamente eram conhecidas como escaras, essas feridas são causadas por pressão prolongada em áreas do corpo que têm pouco tecido adiposo, como o calcanhar, tornozelo e quadril. Elas são comuns em pacientes que ficam muito tempo sentados ou aqueles que são acamados.

**Lesão em Paciente Portador de Diabetes**: Pessoas portadoras de diabetes podem desenvolver feridas nos pés e pernas devido à diminuição da circulação sanguínea e à perda de sensibilidade nos membros inferiores.

**Úlceras Venosas**: Essas feridas são causadas por insuficiência venosa crônica, o que significa que o sangue não está retornando adequadamente ao coração, levando a inchaço e causando danos na pele.

Feridas Crônicas e os Fatores de Risco

Alguns fatores são observados e que podem aumentar a probabilidade de uma pessoa desenvolver feridas crônicas. Alguns dos fatores de risco mais comuns são:

Doenças crônicas: Doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade podem afetar a circulação sanguínea e aumentar o risco de feridas crônicas.

Mobilidade limitada: As pessoas que têm mobilidade limitada, seja devido a uma lesão ou uma condição crônica, podem estar mais suscetíveis a feridas causadas por pressão prolongada, pois não se locomovem com frequência.

Detecção Precoce

A detecção precoce de feridas crônicas é crucial para prevenir e tratar antecipadamente, fazendo com que o processo de cicatrização acelere. Isso pode ser feito por meio de exames de pele e com a observação cuidadosa de áreas do corpo expostas a pressão constante. Se você notar uma ferida que não cicatriza, é importante procurar atendimento de um estomaterapeuta, pois ele é o profissional indicado para diagnosticar e tratar feridas crônicas. O estomaterapeuta está apto a limpar a ferida, remover tecido morto, aplicar curativos apropriados e monitorar a ferida para detectar sinais de infecção ou outras complicações.

Tratamento para Feridas Crônicas

O tipo de tratamento de uma ferida crônica vai depender do tipo de ferida e a gravidade dela, mas os tratamentos mais comuns incluem:

Curativos: Os curativos apropriados podem ajudar a manter a ferida limpa e úmida, o que pode acelerar o processo de cicatrização.

Laserterapia em Feridas: O tratamento de feridas por laser ajuda no aceleramento da cicatrização e é indolor.

Conclusão

As feridas crônicas causam dor, desconforto e até mesmo incapacidade. No entanto, fazendo a detecção precoce e o tratamento adequado, é possível acelerar o processo de cicatrização e prevenir complicações graves.

O Instituto Micheline Sarquis é especialista no tratamento de feridas crônicas. Contamos com uma equipe especializada, aparelhos modernos e técnicas inovadoras. Além disso, preparamos um ambiente aconchegante para o paciente e acompanhante, pois sabemos, que é um processo cansativo e e moroso, devido ao grau da lesão.

No Instituto Micheline Sarquis o tratamento é diferenciado. A estomaterapeuta Micheline Sarquis já tratou inúmeros casos e já devolveu a qualidade de vida a diversos pacientes.

Veja depoimentos reais de nossos pacientes

Converse conosco a respeito. Nós podemos te ajudar!

Conheça os nossos tratamentos de feridas crônicas:

Ozonioterapia para Feridas
Urostomias
Colostomias e Ileostomias
Feridas Traumáticas
Feridas Cirúrgicas
Queimaduras
Lesão por Pressão
Lesão em Paciente Portador de Diabetes
Úlceras Neuropáticas
Úlceras Arteriais
Úlceras Venosas
Laserterapia em Feridas

Compartilhe:

Rua Uberaba 370 sala 703 – Barro Preto – Belo Horizonte. Segunda a sexta de 9:00 às 18:00.

(31) 3568-9960

(31) 98242-3739